Alunos do 6º ano são finalistas do concurso cultural “O EPS é Amigo do Planeta”, do SINEPE/PR

Com o objetivo de disseminar o conceito de sustentabilidade e reforçar a importância da reciclagem do poliestireno expandido (EPS), o famoso isopor, o Sindicato de Escolas Particulares do Paraná – SINEPE/PR, idealizou o projeto Planeta Amigo, o qual inclui um concurso cultural para desenvolvimento de trabalhos sobre a reciclagem desse material. Dois alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Novo Ateneu se destacaram e foram selecionados para a final do concurso cultural “O EPS é Amigo do Planeta”.

Todos os alunos do 6º ano participaram, mas Gabriel Pereira Vidal e Carlos Roberto Sampaio Filho se sobressaíram. Eles desenvolveram produtos que demonstram o aproveitamento do EPS de maneira criativa. Gabriel criou o organizador de material, uma maquete-expositor que reutiliza o isopor para organização do material escolar. Já Carlos utilizou o EPS para elaborar um adereço teatral.

Carlos achou a experiência gratificante. “Adorei participar do projeto e ver que podemos transformar objetos”, conta. Gabriel afirma que foi interessante elaborar algo útil para o dia a dia a partir do isopor.

Os estudantes foram orientados pelas professoras regentes Fernanda Abreu e Desirée Santos, além da coordenadora pedagógica Luciana Maria Ceccatto de Lima.

“A participação no projeto e no concurso cultural foi de suma importância, pois os alunos não tinham ideia de que o EPS é um produto reciclável. Pode virar material escolar, vaso, cimentos leves, preenchimento de lajes, rodapés, molduras para quadros e até solados de sapatos”, enfatiza Luciana.

O Planeta Amigo é uma iniciativa do SINEPE/PR, em parceria com o Movimento Viramais e a empresa Meiwa Embalagens.