Colégio Novo Ateneu realiza XIII Mostra Interdisciplinar de Pesquisa

Para orientar as atividades do ano letivo de 2018, o Colégio Novo Ateneu escolheu o tema “Semear Ciências”. Ele serve como base para o desenvolvimento de trabalhos e ações da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, principalmente no que diz respeito à Mostra Interdisciplinar de Pesquisa, que neste ano aconteceu em 20 de outubro.

Realizada anualmente, a mostra reúne os trabalhos e pesquisas realizados pelos alunos do Ensino Fundamental e Médio, com orientação dos professores, no qual eles prepararam estandes e apresentações com subtemas do tema principal. Já os pequenos da Educação Infantil ficam responsáveis pela abertura do evento.

Os trabalhos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental formaram quatro estandes: 1º ano – Da Pedra ao Computador: A Evolução da Escrita; 2º ano – Pequenos Cientistas; 3º ano –A Água e seus Encantos; e 4º e 5º anos – A Ciência na Evolução dos Brinquedos.

Os alunos do Ensino Fundamental II ao 2º ano do Ensino Médio preparam 24 estandes com os seguintes temas e subtemas:

6º EF – A ciência por trás dos super-heróis

• Heróis que voam
  • Heróis com visão especial
  • Heróis com regeneração corporal
  • Heróis com poderes sobre os elementos da natureza

7º EF – Neurociências

• Doenças neurológicas
  • Como o cérebro funciona
  • O que é Neurociência
  • Neuroaprendizagem

8º EF – Leonardo Da Vinci

• Invenções Militares
  • Pinturas e Esculturas
  • Leonardo Da Vinci: O Inventor
  • Vida e obras mais famosas

9º EF – As Ciências

• Cérebro e suas tecnologias
  • Eletromagnetismo
  • A Ciência do Cinema
  • A Ciência por trás do olho

1º EM – Tecnologia

• As mulheres na ciência
  • Tecnologia e bem-estar social
  • Viagens Interplanetárias

2º EM – Descobertas

• Ciência na Música
  • II Guerra Mundial
  • Cinesiologia
  • Neurociências e as Inteligências Múltiplas

Para Fabiana Lumena Uliana, mãe da Ana Laura, do 2º ano do Ensino Médio, esse tipo de atividade é muito interessante. “Minha filha gosta muito de participar e o resultado ficou muito bom. Estão de parabéns”, elogia.

A aluna Luana V. Evaristo, do 8º ano, participou do trabalho sobre as Invenções Militares de Leonardo da Vinci e disse que é muito divertido participar da mostra. “Estamos fazendo esse trabalho desde o início do ano. É uma maneira de obter conhecimento sem ter que ficar só pesquisando. Eu adoro essa mostra”, relata.

A XIII Mostra Interdisciplinar de Pesquisa do Colégio Novo Ateneu contou com 28 estandes e foi um sucesso total. Para conferir as fotos do evento clique aqui.